Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo Comemoração, reconhecimento e inovação
🕒 2024-06-16 17:24h
Uma edição histórica a todos os níveis. Além da coincidência de três datas bem redondas como os 70 anos da Feira do Ribatejo, 60 da Feira Nacional de Agricultura e 30 do CNEMA - aberto ao público pela 1ª vez a 8 de junho de 1994, por ocasião da 31ª Feira Nacional de Agricultura( / 41ª Feira do Ribatejo, a FNA apresentou várias novidades e diversos pontos de interesse.
A FNA 24, que começou no passado dia 8 de junho e que termina hoje, foi palco, pela primeira vez, de duas visitas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Para além deste facto, juntou num só dia o Chefe de Estado Português, o Primeiro – Ministro, Luís Montenegro, o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, a Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho e o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, demonstrando inequivocamente a importância que atribuem à agricultura.
A 2ª figura do Estado Português, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco marcou presença na Feira Nacional de Agricultura e aproveitou a visita para contactar com as empresas e empresários agrícolas e perceber os desafios que enfrentam.
O Ministro da Agricultura e Pescas esteve na maioria dos dias no certame a contactar as empresas, a participar em seminários, a falar com os agentes do sector, fazendo do certame quartel – general da Agricultura em Portugal, numa postura inversa da que ocorreu nos últimos anos.
Presidente da República e Câmara de Santarém condecoram a Feira.
O Presidente da República agraciou o Centro Nacional de Exposições com as Ínsignias da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Agrícola e a Câmara de Santarém atribuiu a Medalha de Ouro da cidade, a mais alta condecoração do município.
Estas distinções refletem o reconhecimento da Presidência da República e da cidade de Santarém a todos os que estiveram envolvidos no evento desde 1954, o trabalho e a dedicação do Centro Nacional de Exposições na organização da maior feira agrícola do país e a valorização da agricultura portuguesa, um pilar fundamental da nossa sociedade.
A Feira Nacional de Agricultura é o palco ideal para a apresentação de novas ideias e produtos e este ano não foi exceção. A sustentabilidade e as energias renováveis foram uma aposta de vários expositores que estão cada vez mais sensibilizados para estas temáticas.
Durante a FNA foi apresentado um projeto de aproveitamento de resíduos agrícolas e de dejetos animais para a produção de biometano.
Ao longo dos nove dias de feira não faltaram atividades para celebrar o Ribatejo e as suas gentes. Treinos de forcados, largadas, demonstrações de aulas de escolas de toureio, perícia e corrida de campinos, entre muitas outras foram bastante apreciadas. O Concerto de Encerramento de Ano Letivo do Conservatório de Música de Santarém cativou muitas pessoas que encheram o Auditório para assistir às várias peças dos alunos da instituição.
A FNA 24 também apostou na solidariedade com o espetáculo “Com Tradição se Honra o Ribatejo”, a favor de instituições da cidade e do concelho de Santarém. Nomes como “Rodrigo”, “José Cid”, “António Pinto Basto”, a “Orquestra Típica Scalabitana”, entre outros, marcaram presença para ajudar quem mais necessita.
Os tradicionais concertos não desiludiram o público presente e captaram a atenção de muitos visitantes da FNA.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|