Hospital de Tomar realiza cirurgia pioneira que leva à cura de grave problema urinário
🕒 2024-06-19 16:20h
A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) realizou pela primeira vez, no Hospital de Tomar, um procedimento cirúrgico altamente inovador no Serviço Nacional de Saúde (SNS) num utente que, apesar de ter vencido um cancro na bexiga, mantinha um severo problema urológico que afetava toda a sua qualidade de vida – uma estenose da uretra.
Esta é uma doença que afeta maioritariamente o sexo masculino e que causa o estreitamento da uretra, levando a uma diminuição do fluxo de urina a partir da bexiga para o exterior. Na prática, a estenose uretral leva os doentes a não conseguirem urinar. Em casos mais graves, há retenção integral da urina na bexiga.
Este tratamento inovador e muito recente, consiste num balão endoscópico que é introduzido na uretra. Após ser insuflado no estreitamento que provocava a patologia, esta abordagem oferece alívio imediato. Este dispositivo está revestido de um agente de quimioterapia muito inovador, que se vai difundir e aplicar um tratamento localizado na mucosa afetada pelo bloqueio da uretra. Após alguns minutos, o balão com o agente de quimioterapia é desinsuflado e removido.
O Serviço de Urologia da ULS Médio Tejo, pioneiro nesta abordagem, vai continuar a realizá-la em utentes, na sua maioria homens, que dela necessitem, nas múltiplas patologias que podem levar à estenose uretral.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|