Já arrancou a remoção do açude da ribeira de Perofilho
🕒 2024-09-27 17:12h
A ANP|WWF, o Município de Santarém e a SOS Animal já deram início à remoção de uma barreira fluvial obsoleta - o açude da ribeira de Perofilho, em Santarém. A demolição desta barreira fluvial tem o apoio do programa European Open Rivers Programme, uma organização que atribui fundos dedicados à remoção de barreiras obsoletas em rios europeus, com vista ao seu restauro.
A remoção do açude de Perofilho vai permitir restaurar a conectividade fluvial da Ribeira de Perofilho e melhorar as condições de habitat de espécies nativas e ameaçadas, como a boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum) - uma espécie endémica de Portugal e em perigo, a enguia europeia (Anguilla anguilla) - uma espécie migratória cujo ciclo de vida é impactado pela construção de barreiras fluviais, a rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi) e a lontra (Lutra lutra), cuja ocorrência foi documentada na proximidade deste açude.
O processo de remoção do açude, construído em betão, incluiu a monitorização das populações de peixes da ribeira, e incluirá ainda a remoção manual das canas, uma espécie invasora presente na área envolvente do açude.
Após a remoção, terá início o restauro ecológico da área intervencionada, com a plantação de árvores e arbustos em ambas as margens e, durante os meses seguintes, será efetuada a monitorização das populações dos peixes, para verificar a evolução do seu estado antes e depois da remoção.
|
PUB
|