Benavente recebe Prémio Humana Circular pelo seu trabalho em prol da sustentabilidade
🕒 2024-11-16 12:36h
O Município de Benavente foi uma das 18 entidades distinguidas com o prémio Humana Circular, em cerimónia realizada na Fundação Calouste Gulbenkian no passado dia 7 de novembro.
Este prémio distingue o trabalho em prol da sustentabilidade levado a cabo pelas entidades parceiras da Associação Humana, reconhecendo-lhes uma postura especialmente ativa na transição para modos de vida mais justos e circulares.
A parceria entre a Humana e o município de Benavente permitiu salvar de aterro 36 146 kg de têxteis em 2023.
A Humana é uma associação sem fins lucrativos que promove a reutilização de têxtil desde 1998, contribuindo para a proteção do ambiente e gerando rendimentos para fins sociais, nomeadamente projetos de desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau.
Andreia Barbosa, responsável de Comunicação e Economia Circular na Humana, apresentou os resultados do estudo “O impacto socioeconómico do vestuário em segunda mão em África e na UE27+”, elaborado pela consultora Oxford Economics e publicado em outubro. Na apresentação ficou patente o imenso potencial do setor do vestuário em segunda mão para impulsionar o crescimento económico sustentável e a criação de empregos verdes em todos os continentes. As conclusões dos investigadores apontam para a necessidade de políticas que apoiem e fortaleçam esta indústria circular – garantindo que continua a servir de ponte entre a sustentabilidade ambiental e o crescimento económico inclusivo.
Entretanto, operadores de reutilização como a Humana continuarão a ser os principais parceiros dos municípios na recolha e valorização do têxtil, sendo que a sociedade se mostra cada vez mais exigente no que diz respeito à transparência da cadeia de valor do têxtil usado.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|