Professores do Cartaxo terminam novo Programa Erasmus na Islândia
🕒 2024-11-19 00:29h
Durante uma semana duas docentes da equipa Erasmus da escola Secundária do Cartaxo, participaram num curso de formação na Islândia, no âmbito da ação-chave 1, programa Erasmus +, destinada à mobilidade de staff e alunos. Um dos cursos abordou temas inovadores, como o uso da Inteligência Artificial (IA) na gestão de candidaturas e na implementação de projetos Erasmus e como ferramenta pedagógica em sala de aula. Outro foi mais focado na metodologia “Smart Teachers Play More,” que enfatiza o uso do movimento, atividades lúdicas e dinâmicas na educação, centrada no aluno, promovendo a sua participação ativa, criatividade e pensamento crítico.
Este método foi posto em prática nas várias sessões e observado em visitas a escolas islandesas, as quais inspiraram pela sua abordagem holística, inovadora e inclusiva no ensino, com uma forte ênfase no bem-estar dos alunos e no desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Nas disciplinas mais teóricas como trabalhos em madeira, metal, mecânica, tecelagem, costura, economia doméstica e culinária, entre outras.
Estiveram representados 10 países da Europa, pelo que a formação promoveu um vasto intercâmbio de boas-práticas e de colaboração. As nossas professoras puderam ainda estabelecer novas redes de contacto com os seus pares de países como a Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Eslovénia, Finlândia, França, Grécia e Polónia, ampliando as oportunidades de cooperação internacional e o início de novas parcerias e fortalecendo o compromisso com uma educação colaborativa e intercultural.
A experiência na Islândia contribuiu com novas ideias e inspiração para as professoras, que, ao regressarem, partilharão o que aprenderam.
Foi uma oportunidade única de atualização e formação profissional que antevê uma visão da educação mais aberta e ligada ao mundo e marca um passo importante na internacionalização da escola Secundária do Cartaxo, com benefícios diretos para os alunos e comunidade educativa.
A docente coordenadora, Carla Mano Simões, congratula-se com os resultados e futuros contributos desta mobilidade para o projeto que agora termina “Bridging Cultural and Digital Gaps in Education by Creating International Learning Environments” focado na inovação pedagógica e desenvolvimento das competências linguísticas, digitais, interculturais e de gestão e implementação de parcerias.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|