Mercado Municipal com casa cheia no âmbito da “Cidade do Vinho 2024“
🕒 2024-12-12 08:51h
O Mercado Municipal abriu as portas a 7 dezembro, entre as 15 e as 20 horas, para um certame que encheu o recinto, no âmbito da programação da “Cidade do Vinho 2024“ e do “Reino de Natal“. Milhares de pessoas tiveram oportunidade de conhecer o remodelado espaço, bem como de degustar vinhos e produtos gastronómicos, sem esquecer a presença do artesanato local. Um evento que permitiu aos empresários darem a conhecer os seus produtos e aos visitantes anteciparem a compra de alguns presentes de Natal a preços competitivos.
O Presidente da Câmara de Santarém, nas declarações que prestou aos jornalistas, João Teixeira Leite referiu que “hoje é um dia de emoções para Santarém, o nosso Mercado Municipal abriu as suas portas e a população aderiu em força. Deixar uma palavra de gratidão a todos os que se mobilizaram para estarem connosco neste dia especial, assim como a todos os produtores e a todos os artesãos que se mobilizaram para aqui estarem“, declarou.
O Presidente da CMS anunciou que “até à abertura definitiva do Mercado Municipal, vamos promover a realização de iniciativas como estas. Mostrarmos a quem visita Santarém, e à nossa querida população, aquilo que de bom existe do ponto de vista da produção do vinho, do artesanato e de muitos outros produtos que serão colocados à disposição de todos“. João Teixeira Leite deixou o convite, “venham daí nas próximas iniciativas do Mercado Municipal. Já no próximo dia 14 de dezembro estará também aberto com outra iniciativa e com outra dinâmica“, concluiu.
No certame foi possível degustar os vinhos dos dez produtores presentes, que na sua maioria eram do concelho de Santarém, para além dos oriundos de Almeirim, Alpiarça e Cartaxo, concelhos que integraram a “Cidade do Vinho 2024“. Estiveram ainda presentes os produtores convidados do Município de Loures – Bucelas e o representante da “Cidade do Vinho 2025“, da Serra d“Ossa: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
Este evento contou ainda com a participação de produtores locais de alimentos: azeite, mel, enchidos, queijos, pão, bolos, doces, compotas, produtos de agricultura biológica e dois produtores de gin. Destaque, ainda, para a mostra especial, representada pelos artesãos locais: com cestaria, pintura, tapeçaria, bordados, carpintaria, brinquedos tradicionais, bonecos de pano, artigos de decoração em cortiça, bem como artigos de marcenaria e cutelaria de autor 100 por cento ribatejanos.
A 14 de dezembro, o Mercado Municipal volta a ter um “dia aberto“, para receber o evento “Republic Market“, entre as 10 e as 19 horas, para uma venda de Natal integrada na programação do “Reino de Natal“.
|
PUB
|