Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


Elevação do Cartaxo a Concelho 209 Anos

🕒 2024-12-12 14:23h







No dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal assinalou o 209.º Aniversário de Elevação do Cartaxo a Concelho, com uma Sessão Solene na qual foram distinguidas, uma personalidade e uma instituição.

A Medalha e Diploma de Mérito Municipal foram atribuídos ao Centro de Dia da Freguesia da Lapa e a Rogério Travessa Ribeiro, ambos pelos relevantes serviços prestados ao município.

Fernando Mesquita Vieira Lourenço foi o trabalhador da Câmara Municipal que completou 25 anos ao serviço do município.

A cerimónia contou com a presença do jovem músico e cantor Martim Silva, cuja atuação dignificou a Sessão Solene.

João Ferreira Heitor fez balanço positivo dos resultados alcançados e declarou ter confiança, que os desafios que o município enfrenta, serão ultrapassados com trabalho árduo e confiança nas pessoas e nas instituições do concelho.

Uma personalidade e uma instituição do concelho foram agraciadas com Diploma e Medalha de Mérito Municipal

Ao celebrar 209 anos da Elevação do Cartaxo a Concelho, a Câmara Municipal voltou a atribuir Diplomas e Medalhas de Mérito Municipal, a mais alta distinção do município a pessoas, empresas ou instituições.

O Centro de Dia da Lapa foi a instituição do concelho homenageada na Sessão Solene, tendo a distinção sido recebida por Ana Carina Camilo, Presidente da Direção. O presidente da Câmara Municipal agradeceu “ao Centro de Dia da Lapa, aos seus dirigentes e trabalhadores, pela coragem com que têm encarado e ultrapassado as dificuldades com que se deparam“ e o serviço altamente meritório em prol dos mais velhos e das suas famílias.

Rogério Travessa Ribeiro, foi a personalidade agraciada com a Medalha e Diploma de Mérito Municipal. O autarca destacou o seu percurso “enquanto empresário, dirigente associativo no setor empresarial, e dirigente associativo em instituições culturais e sociais, e enquanto homem ativamente comprometido com a sua comunidade e com o seu concelho é também um reconhecimento a todos os homens e mulheres que pela sua persistência, coragem, resiliência e determinação, construíram a pulso a sua vida e contribuíram para a construção de organizações que se perpetuam no tempo e são referência no seu setor e comunidade”.

BIOGRAFIA

CENTRO DE DIA DA FREGUESIA DA LAPA.

O Centro de Dia da Freguesia da Lapa foi fundado enquanto associação em 1996, impulsionado pela vontade do então Presidente da Junta, Manuel Barros e graças à generosidade dos Beneméritos Luís Leonardo Bento e Francelina Azevedo Garrido que cederam o terreno no sítio do Vale de Água, onde foi construído o edifício que hoje conhecemos.

Inaugurado oficialmente em 29 de janeiro de 2005, o Centro de Dia iria abrir portas aos primeiros utentes a 6 de junho de 2005.

Inicialmente apenas com a resposta de Centro de Dia, rapidamente se percebeu que essa resposta era insuficiente para a comunidade e, enquanto se aguardava pelo resultado da candidatura ao Programa de Apoio Integrado ao Idoso para implementação do serviço de apoio domiciliário que tardava em chegar, decidiu avançar, por meios próprios, com a implementação deste serviço, a funcionar, desde logo, 7 dias por semana.

Aos poucos foi crescendo, sempre com foco na satisfação das necessidades da comunidade e, com essa visão, em 2018 passou a ter a resposta de Centro de Dia a funcionar também aos fins-de-semana e feriados, tendo uma boa adesão até ao início da pandemia.

Em quase 20 anos de existência, o Centro de Dia da Freguesia da Lapa já apoiou 103 utentes em centro de dia e 140 utentes através do serviço de apoio domiciliário. Neste momento, apoia 19 utentes em centro de dia e 14 em serviço de apoio domiciliário, em estreita colaboração com o Instituto de Segurança Social através de Acordos de Cooperação.

Mantendo o foco nas necessidades da comunidade, não só da freguesia da Lapa mas também do concelho do Cartaxo, iniciou em 2017 o desenvolvimento do projeto para construção de uma Estrutura Residencial para Idosos, com 41 camas, projeto esse, que, graças ao empenho e colaboração do Município, está neste momento aprovado e pronto a ser submetido a uma candidatura que apoie a sua construção e permita dar resposta e acolher com dignidade todos aqueles que dele necessitam, bem como, alargar o horário do serviço de apoio domiciliário prestando assim, um serviço muito mais completo.

BIOGRAFIA

Rogério Travessa Ribeiro

Rogério Travessa Ribeiro nasceu a 14 de setembro de 1951, na pitoresca freguesia de Vila Chã de Ourique. Desde cedo, demonstrou uma determinação inabalável e uma ambição que marcariam a sua vida. Com apenas 13 anos, iniciou o seu percurso profissional na ORMAL, onde aprendeu a arte da mecânica. Aos 18 anos, prosseguiu a sua formação e crescimento profissional ao ingressar nas OGMA - Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, consolidando a sua paixão pela excelência e evolução na profissão que escolheu.

Com espírito empreendedor e uma ambição sem limites, Rogério Travessa Ribeiro fundou, aos





Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2025 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo