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Cruz Vermelha Portuguesa alerta para agravamento

🕒 2024-12-17 12:48h







A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança a sua Campanha de Natal 2024, sob o lema “Dignidade. Todos os Dias.“, com o objetivo de alertar para os milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal. Este ano, a mensagem central é clara: mesmo em tempos difíceis, garantir a dignidade é o primeiro passo para promover a autonomia e quebrar ciclos de pobreza e exclusão.

Os dados mais recentes mostram que 2024 foi um ano particularmente desafiante, com um aumento significativo dos pedidos de apoio, registando uma subida de 53% face a 2023. Este cenário é ainda mais expressivo no que toca aos pedidos de bens de primeira necessidade, que atingiram um aumento de 62%. Após o aumento histórico de 73% nos pedidos registado em 2023, 2024 apresentou desafios acrescidos, com indicadores sociais alarmantes que agravaram as dificuldades na gestão de respostas adequadas às necessidades crescentes.

Mais do que apoiar, capacitar

Segundo o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva, “a dignidade não se limita a aliviar uma necessidade urgente, mas é o caminho para devolver às pessoas a confiança e os meios para prosperarem. É nisso que a CVP se distingue: promovemos autonomia e capacitação, garantindo que mesmo em momentos mais vulneráveis, cada pessoa possa encontrar uma nova oportunidade de reconstruir a sua vida de uma forma digna e sustentável”

Programas inovadores como o Cartão Dá CVP e o Programa Mais Feliz refletem a preocupação em manter a dignidade no centro da assistência. Em 2024, até à data, foram aplicados quase 900 mil euros em ambos os projetos.

O Programa Mais Feliz é uma iniciativa orientada para o combate à pobreza e à exclusão social, com uma abordagem que combina respostas imediatas a necessidades básicas com soluções estruturais que promovem a autonomia e sustentabilidade dos beneficiários.

Entre os beneficiários, destacam-se as mulheres, que representaram 67% dos pedidos, sendo a faixa etária predominante entre os 50 e 59 anos. A maioria dos pedidos provém de famílias unipessoais e famílias nucleares com filhos.

O programa oferece apoio financeiro para cobrir despesas relacionadas com alimentação, saúde, educação, habitação, rendas e outras despesas domésticas essenciais. Adicionalmente, disponibiliza serviços como apoio jurídico e renegociação de dívidas, permitindo um alívio financeiro mais estruturado. Contudo, o programa vai além das respostas imediatas, com a implementação de planos de ação personalizados que visam romper ciclos de pobreza através de investimentos em educação e formação profissional.

Ao aliar apoio emergente a estratégias de longo prazo, o Programa Mais Feliz contribui para assegurar que a ajuda prestada hoje se transforme em oportunidades de independência económica e sustentabilidade futura para os beneficiários.

O Cartão Dá permite às famílias escolher os alimentos de que realmente necessitam, substituindo os tradicionais cabazes. Oferece a flexibilidade de selecionar produtos essenciais como carne, peixe, legumes e frutas, de acordo com as necessidades específicas de cada agregado, promovendo a autonomia, a liberdade de escolha e o respeito pela individualidade.

A campanha

A campanha de comunicação foi desenvolvida pela agência Kobu e produzida pela Shot and Cut Films e passará em TV e digital, outdoors e multibanco, utilizando a época natalícia para sensibilizar e solicitar o apoio via donativos.

Ao valores angariados através do site da Cruz Vermelha ou do número de telefone 761 101 101 (custo da chamada: 1€ + IVA)*, irão permitir à CVP garantir a continuidade de programas essenciais que oferecem apoio imediato e criam as condições necessárias para que as pessoas reconquistem a sua autonomia, proporcionando-lhes os recursos para construir um futuro mais estável.

Por um Natal mais digno. Por um futuro mais autónomo.





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