Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados
🕒 2025-01-03 10:04h
Trabalhos entram na reta final na nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Olhalvo
A empreitada de reformulação de edifício para a instalação da nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Olhalvo arrancou no final de maio e será entregue à comunidade já no primeiro trimestre de 2025, caso os prazos sejam todos cumpridos. A convite da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, o executivo municipal visitou a obra, neste seu estado praticamente final, e evidenciou a confiança de que este equipamento moderno possa garantir a toda a população as condições necessárias para aceder aos cuidados primários de saúde.
A comitiva encabeçada pelo Presidente do Município, Pedro Folgado, contou com outros membros do executivo camarário e realizou uma visita certificada na companhia dos representantes da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo (ULSET), comitiva esta encabeçada pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Andrade. O projeto foi explicado a todos os responsáveis presentes e as dúvidas sobre o trabalho final acabaram por ser elucidadas. Atualmente, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) que se encontra em funcionamento e serve Olhalvo e também a freguesia de Ventosa beneficia 2.650 pessoas.
Paulo Franco, vereador com o pelouro da saúde em Alenquer, constatou o ganho a todos os níveis para utentes, profissionais de saúde e munícipes que passarão a contar com mais uma valência com todas as condições perto de si.
“A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) está situada atualmente no primeiro piso de um edifício. As pessoas, para ali conseguirem aceder, têm de subir escadas. Com a nova infraestrutura, os problemas de acessibilidade deixarão de existir. Será uma mais-valia para os utentes, mas também para o próprio território em si e para a freguesia. Cada utente será vigiado por um médico, um enfermeiro e assistente técnico. Esta é a tipologia do projeto“, garantiu. Tiago Pedro, responsável autárquico pela gestão das infraestruturas, sublinhou o “significado muito grande“ da obra.
“À semelhança do centro de saúde de Abrigada, este está também num espaço arrendado, que não fora construído para o efeito. Há aqui uma massa de pessoas que terá melhores condições, evitando assim uma concentração mais a Sul por falta de condições dos equipamentos de saúde que estavam a Norte. Veremos a nossa rede de equipamentos aumentada e, sobretudo, descentralizada e pulverizada, tentando com isto responder aquilo que é a forma como a nossa população se dispersa pelo território“, garantiu.
A nova Unidade de Saúde de Olhalvo contará com dois gabinetes para consultas, um gabinete de enfermagem, uma sala de tratamento, uma zona de espera, duas zonas de atendimento, uma farmácia, uma sala de pessoal, vestiários, salas de arrumos, duas entradas e uma zona de estacionamento para automóveis. Na Quinta do Juncalinho, a autarquia adquiriu por 90 mil euros previamente o edifício que servirá como UCSP. A intervenção teve em consideração a preocupação de manutenção do edifício
A empreitada da Unidade de Saúde de Olhalvo foi adjudicada, após concurso público da autarquia, à empresa Casaplano – Engenharia e Construção, Lda por 528.761,94€ (valor inclui IVA), com um prazo de execução de 180 dias, acrescidos de mais 40 dias para trabalhos complementares. Tem uma área total bruta de 200,32m2 e insere-se na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que conta com o investimento a 100 por cento do Plano de Recuperação e Resiliência.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|