| 
	III Encontro de Turismo de Coruche 
	 
 
  
  🕒 2025-02-02 10:07h  
   
 
 
  
   
 
 
    
 
 
 
		O Observatório do Sobreiro e da Cortiça acolheu no dia, 28 de janeiro, o III Encontro de Turismo de Coruche, iniciativa que reforça a sua relevância como espaço de reflexão e debate sobre as temáticas emergentes do turismo.
 Reunindo agentes do setor, empresários, académicos, especialistas, membros da comunidade e responsáveis municipais, o evento destacou-se pelo debate construtivo e pela abertura de caminho a novos projetos e oportunidades, sublinhando a importância de maior coordenação e colaboração no fortalecimento do turismo no Concelho e na região.
 
 Ao longo de um programa de três horas, o III Encontro de Turismo abriu com as palavras de Francisco Oliveira, que sublinhou a importância da colaboração entre os agentes do setor e a necessidade de aproveitar as especificidades do território para criar um produto turístico distintivo.
 
 José Santos, Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, apresentou o panorama das tendências turísticas regionais, ao passo que António Marto, Presidente de Direção da Associação Fórum Turismo, abordou a problemática da empregabilidade do turismo.
 
 Na segunda parte do encontro, Carlos Palmeiro, técnico superior do Serviço de Turismo de Coruche, destacou os progressos alcançados em 2024 e as perspetivas para 2025, sublinhando uma vez mais a «necessidade de mais coordenação e cooperação entre os agentes turísticos.
 
 Já o Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Económico abordou as oportunidades de financiamento disponíveis para projetos turísticos locais. Entre as intervenções, foi apresentado o caso de sucesso “SóRio - Parque Aventura em Valada (Cartaxo)” por António Ribeiro e Cátia Teixeira, que partilharam a experiência de criar um empreendimento que alia turismo de aventura e sustentabilidade.
 
 A encerrar, Susana Cruz, vereadora do pelouro de Turismo e Organização de Eventos da Câmara de Coruche, apresentou a agenda de eventos do Município para 2025, destacando o compromisso de Coruche em consolidar a marca “Capital Mundial da Cortiça” e em desenvolver produtos turísticos associados  à  natureza,  à  gastronomia  e  ao  património  local“.
 
 
 O III Encontro de Turismo de Coruche reafirma-se como um espaço essencial para o fortalecimento do turismo local e regional, promovendo o diálogo, a inovação e a colaboração entre todos os agentes do setor.
 
 
 
 
 
 
 
 
 | PUB  
 
 
MAIS VISTAS
  
    | PUB   |  |