O presidente da Câmara Municipal apresentou a revisão do PDM como “um instrumento estratégico que permite resolver problemas e criar oportunidades que nos permitem encarar com otimismo a possibilidade de acelerar o desenvolvimento do nosso território” e apelou à participação no período de discussão pública que decorre até dia 28 de abril.
O autarca afirmou que “em todas as freguesias, com exceção de Valada, por motivos alheios à nossa vontade, conseguimos alargar o perímetro urbano, criar áreas de edificação dispersa, e alargar as zonas industriais”.
As sessões públicas de esclarecimento, que decorreram durante o mês de março em todas freguesias do concelho, contaram com ampla participação da população, instituições e empresas.
O autarca afirmou que “Assumimos o compromisso de acelerar este processo, que se arrastava desde 2001, e foi o que fizemos nos últimos três anos, com grande foco na sua concretização, com muitas reuniões e discussões, e temos agora uma proposta de revisão do Plano Diretor Municipal consensualizada com as 23 entidades que dão parecer vinculativo. Cumprimos, assim, mais um objetivo no caminho que queremos percorrer para transformar o nosso concelho”.
A proposta que está em fase de discussão pública estabelece a estratégia de desenvolvimento e o modelo territorial municipal, a política municipal de solos, de ordenamento do território e de urbanismo, as opções de localização e de gestão de equipamentos de utilização coletiva, assim como as relações de interdependência com os municípios vizinhos – integrando e articulando as orientações estabelecidas pelos programas de âmbito nacional, regional e intermunicipal.
A proposta do PDM estará disponível para consulta no site da autarquia
www.cm-cartaxo.pt