32ª Volta a Portugal do Futuro / 5º Grande Prémio CMTV
🕒 2025-05-02 20:30h
2ª Etapa da “Portuguesa do Futuro “Lucas Lopes recital à campeão em São Macário”
A 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv (VPF/GPCMtv) está pintada de xadrez preto e branco, com mais uma vitória em etapa da Rádio Popular/Paredes/Boavista, desta feita por Lucas Lopes que mantém a camisola amarela Exclusivagora na posse da equipa de José Santos.
O corredor natural da Póvoa de Varzim respondeu da melhor forma ao erro do primeiro dia e num poderoso ataque a 20 quilómetros da meta instalada no Alto de São Macário, em São Pedro do Sul, venceu a etapa e assumiu a liderança da 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv (VPF/GPCMtv) com uma confortável vantagem.
Lucas Lopes avocou a corrida no início da subida para a Serra da Arada, contagem de prémio da montanha de primeira categoria, não dando qualquer hipótese de resposta aos mais diretos adversários, fazendo com que a vantagem fosse sempre em crescendo terminando com uma diferença de 1’14” sobre Duarte Domingues (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) o segundo da etapa.
Assumindo que estava fora do seu terreno, o camisola amarela à partida João Martins (Rádio Popular/Paredes/Boavista), estava preparada para trabalhar em prol do objetivo da equipa que era levar Lopes à liderança. Ainda venceu a meta volante de Águeda, como que a despedir-se da liderança, já que a corrida somente tomou outro aspeto ao quilometro 55, a dez quilómetros da primeira contagem de montanha.
Até à ascensão à Serra da Arada, Tomas Berdugo (Soma Group/Lordelo/Paredes) e Guilherme Mesquita (Earth Consulters/Maia/Frutas Monte Cristo) foram os corredores que assumiram o protagonismo da etapa andando escapados durante largos quilómetros.
Primeiro em duo, depois num grupo de dezena e meia de corredores e de novo em dueto, tendo chegado a ter mais de minuto e meio sobre os perseguidores com o colombiano Berdugo a ser virtual líder da VPF/GPCMtv, mas a Arada e Lucas Lopes ditaram as suas leis. O poveiro, que este ano já tinha ganho o Ranking da Taça de Portugal Sub23, assumiu também a liderança da montanha, camisola azul CMtv.
Quem deu uma excelente Duarte Domingues (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) que foi o segunda de etapa e é quarto da geral, lembrando a façanha do seu irmão André que venceu a “Portuguesa do Futuro” em 2023. Também o corredor da equipa de Hernâni Broco, Diogo Pinto deu excelente resposta, foi quarta na etapa, é segundo na geral e lidera os pontos camisola verde Solverde.pt. O sul-africano Kieran Gordge (Óbidos Cycling Team) passou a liderar a juventude, camisola branca Aveiro ParqueExpo, sendo o único corredor das equipas de clube a liderar uma classificação.
Após enverga a camisola amarela Exclusivagora, Lucas Lopes referiu que “ontem cometi um erro que me poderia ter custado cumprir os meus objetivos e da equipa e hoje fui calculista. Como ninguém se mexia a caminho da Arada ataquei, fui ganhando tempo e confiança e fez o dois em um, etapa e liderança. Os 56” são uma boa margem para conseguir o mais importante triunfo da minha carreira. Depois de quatro anos a correr em equipas estrangeiras, é um de excelente regresso”, concluiu.
Classificação da Etapa
1º- Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)- 3:21:04- média de 37,241 kms/hora, 2º- Duarte Domingues/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 1’14”, 3º Sergio Quevedo/ESP (Rias Baixas) a 1’27”, 4º- Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 1’30” e 5º Marc Torres/ESP (Cortizo) a 2’40”.
Classificação Geral
1º- Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista) 6:03:42, 2º- Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 56”, 3º- Sergio Quevedo/ESP (Rias Baixas) a 1’08”, 4º- Duarte Domingues/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 1’18” e 5º- Pau Rodriguez/ESP (Óbidos Cycling Team) a 2’39”
Equipas: Cortizo
Pontos: Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car)
Montanha: Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
Juventude: Kieran Gordge (Óbidos Cycling Team)
3ª Etapa da 32ª VPF/ 5º GP CMtv- 3 de maio
Castanheira de Pera-Praia das Rocas (12h00)-Figueiró dos Vinhos-Parque Vale da Pipa (15h52)- 140,7 kms, a etapa mais longa da prova.
MV’s: 19,5 kms (Pedrogão Pequeno), 74,2 kms (Ferreira do Zêzere) e 119,7 kms (Figueiró dos Vinhos-1º passagem pela meta) e PM’s (Kms): 54,4 (3ª), 100,3 (4ª), 114 (3ª) e 140,7 (3ª-coincidir com a meta final)
Principais locais de passagem da etapa: Venda da Gaita, Sertã, Vila de Rei, Cernache do Bonjardim e Figueiró dos Vinhos (passagem e final de etapa).
Texto: Lúcio Correia
Audio:
|
PUB
|