Apresentação do livro “Nada Menos que a Liberdade”
🕒 2025-06-25 15:43h
Apresentação do livro “Nada Menos que a Liberdade” de Américo Brás Carlos, em Azambuja - 29.junho.2025
O Município de Azambuja volta a acolher o escritor local Américo Brás Carlos, desta vez para a apresentação do seu novo livro – “Nada Menos que a Liberdade“, no dia 29 de junho de 2025 (domingo).
A iniciativa terá lugar pelas 16h00, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja. A obra será dada a conhecer pelo próprio autor, natural de Azambuja, acompanhado por Ana Luísa Vilela, professora de Literatura Portuguesa na Universidade de Évora.
Sinopse do livro:
A campanha eleitoral que em 1958 opôs Humberto Delgado a Américo Tomaz (ou melhor, a Salazar); o desvio de um avião da TAP (1961) e o assalto à delegação do Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967), por Hermínio da Palma Inácio, Camilo Mortágua e outros companheiros, que viriam a juntar-se na LUAR - Liga de Unidade e Ação Revolucionária; e a destruição de postes de abastecimento de eletricidade a Lisboa, no dia da tomada de posse de Américo Tomaz como Presidente da República (1972), pela ARA - Ação Revolucionária Armada, ligada ao Partido Comunista Português... ... eis os factos reais que sustentam este romance, uma história de intriga e de amor no contexto histórico do despontar da democracia.
Nota biográfica:
Américo Brás Carlos nasceu em 1952, no Concelho de Azambuja. Foi trabalhador fabril e técnico de manutenção industrial durante 13 anos. Pelo meio, cumpriu o serviço militar obrigatório, em Angola. Lecionou na Faculdade de Direito de Lisboa, ISCTE-IUL e INDEG-ISCTE e Universidade Politécnica de Moçambique, perfazendo cerca de 35 anos de docência universitária. Foi técnico e dirigente da administração fiscal portuguesa e consultor do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da União Europeia, do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América e de algumas empresas de consultadoria, tendo exercido funções em Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde. É autor do livro “Impostos-Teoria Geral“ (cinco edições) e coordenador da obra “Guia dos Impostos em Portugal“ (30 edições).
Noutro registo, Américo Brás Carlos publicou, ainda, os livros de poemas “Adágio, Romanza e Grave“ (duas edições) e “As Flores Brancas do Frangipani“; na literatura infantojuvenil, lançou “Pais e Filhos, Avós e Netos em Versos Discretos“, sem esquecer a obra de reconstituição histórica “A greve camponesa de 08 de maio de 1944 em Azambuja e no Baixo Ribatejo“.
|
PUB
|