Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


O Legado da Quinta do Sampaio em Vale da Pinta - Cartaxo

🕒 2025-06-26 16:24h







Com mais de três séculos de história, e uma marca enraizada na região do Tejo, a Quinta do Sampayo, situada em Vale da Pinta, continua a escrever novos capítulos com audácia e determinação, inspirados num modelo agrícola que respeita o passado, valoriza o presente e prepara o futuro. Foi com este objetivo que Ana Macedo, filha do fundador, José Júlio de Macedo, iniciou, em 2023, um ambicioso processo de reestruturação profunda da marca, após uma interrupção de 10 anos na produção de vinhos.

Esta intervenção envolveu um investimento significativo, superior a dois milhões de euros, destinado à recuperação de infraestruturas, modernização de equipamentos e implementação de soluções ambientais de vanguarda, que procuram fazer da Quinta do Sampayo um exemplo de inovação, sustentabilidade e compromisso com o território. A transição da agricultura tradicional para uma agricultura regenerativa foi um dos pilares desta renovação, com estratégias concretas, que começam, já, a mostrar um impacto muito positivo no solo.

“Sabemos que um solo regenerado não se constrói de um dia para o outro — estima-se que sejam necessários dois a três anos para começarem a surgir sinais claros desse processo. É exatamente isso que começamos agora a observar na Quinta do Sampayo: um aumento notório da biodiversidade, com o regresso de flora espontânea, maior presença de insetos e até de fauna de porte médio, como coelhos, que há muito tinham desaparecido destes terrenos“, afirma Ana Macedo.

Além de “levarem mais tempo“, as práticas ligadas à sustentabilidade e à agricultura regenerativa também são “mais caras financeiramente“, contudo “mais compensadoras e conscientes“, assegura a responsável, que avançou com a reestruturação da Quinta do Sampayo em todas as frentes.

O processo começou com a reabilitação completa da adega, incluindo a atualização de toda a maquinaria e da linha de enchimento, bem como a aquisição de novas alfaias para garantir eficiência e qualidade em todas as etapas da produção. Um dos maiores marcos prende-se com a criação de uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) própria, cuja primeira fase, já em funcionamento, garante o tratamento integral da água utilizada na produção. No próximo ano, a quinta deverá ter já concluída a segunda fase, que permitirá a sua reutilização na irrigação das vinhas, através de um sistema de tubagens atualmente em instalação.

Atualmente, o mercado português continua a ser o principal destino dos vinhos da Quinta do Sampayo, refletindo a forte ligação ao território e ao consumidor nacional. No entanto, o modelo de negócio traçado tem uma vocação claramente internacional: o objetivo é que, até 2030, 80% da produção seja destinada à exportação.

A aposta passa por comunicar o vinho português com autenticidade e, simultaneamente, promover castas nacionais que permitam ao consumidor internacional “saborear Portugal“ em cada copo, valorizando a identidade e a riqueza da viticultura do Tejo.

Além da produção de vinho, a Quinta do Sampayo começa também a afirmar-se na produção de azeite, um projeto ainda em fase de consolidação, e no enoturismo, uma vertente cada vez mais relevante para a marca. Só no último ano, mais de duas mil pessoas visitaram a propriedade, testemunhando de perto a história, os vinhos e a visão sustentável que orienta este projeto.


Sobre a Quinta do Sampayo

É uma propriedade vitivinícola localizada em Vale da Pinta, na Região dos Vinhos do Tejo, dedicada à produção de vinhos, e com uma forte tradição na região. Tem cerca de 90 hectares, 55 dos quais dedicados à plantação de vinhas e 11 ao cultivo de olival.

Com um compromisso sólido com a sustentabilidade, a marca tem investido em práticas agrícolas responsáveis, que garantem a preservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável das suas atividades. Inovação, qualidade e autenticidade são alguns dos princípios que norteiam a Quinta do Sampayo, com vários vinhos premiados no mercado.





Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2025 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo