Vila Franca de Xira reforça setor social com protocolos para o Serviço de Atendimento
🕒 14:02h
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, presidiu, no dia 10 de julho, à cerimónia de assinatura de dois Protocolos que representam mais um passo para a construção de uma comunidade mais inclusiva e solidária.
Vila Franca de Xira dispõe, a partir de agora, de uma Comissão Municipal de Promoção e Proteção da Pessoa Idosa – CMPPPI, resultante do protocolo de parceria entre o Município e 42 entidades concelhias, envolvendo o Ministério Público, a Ordem dos Advogados, as forças de Segurança (PSP e GNR), corporações de Bombeiros, a Segurança Social, a Unidade Local de Saúde e as instituições do terceiro setor com especial relevância para as que realizam intervenção com a população idosa.
Este instrumento de trabalho é o ponto de partida para que a intervenção concertada e participada de todos os intervenientes contribua para uma melhoria da qualidade de vida, dignidade e participação cívica da população idosa, assim como para incrementar e ajustar as respostas sociais disponíveis à realidade de cada situação, sem esquecer o apoio às suas famílias e cuidadores.
O Município de Vila Franca de Xira renovou também o protocolo do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado - SAASI, com 22 entidades parceiras que integram a Rede Social do Concelho.
Este protocolo vem dar continuidade ao trabalho iniciado em março de 2016, data em que entrou em funcionamento este modelo de intervenção em proximidade, mais eficaz e qualificado, aprovado pelo Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira.
Ao fim de quase 10 anos, o SAASI tem sido apontado como um exemplo a seguir por outros territórios e reconhecido como uma boa prática da intervenção social a nível nacional e internacional, tendo sido distinguido este ano com um dos quatros prémios de Excelência Autárquica, atribuídos ao Município de Vila Franca de Xira.
O SAASI promove e fortalece as parcerias com as organizações e instituições locais, e é um modelo de intervenção que se demarca da intervenção mais assistencialista, responsabilizando a pessoa/ família e comprometendo-a como principal potenciadora da sua autonomia.
Esta renovação de protocolo surge por via da transferência de competências na área da ação social para a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (Decreto-Lei n.º 55/2020), e a necessária atualização ao novo enquadramento legal.
|
PUB
|