Santarém Programação in.Str 2025 (30 de julho a 03 de agosto)
🕒 2025-07-21 10:00h
À procura do “Pote de Ouro“ com Shane MacGowan, no pátio do Teatro Sá da Bandeira
O pátio do Teatro Sá da Bandeira recebe no próximo dia 30 de julho, às 22h00, a exibição do documentário “Pote de Ouro: Nos Copos com Shane MacGowan”, um filme de Julien Temple sobre o lendário vocalista dos The Pogues.
Mais do que uma biografia tradicional, este documentário oferece um retrato explosivo e emocional de Shane MacGowan - um dos artistas mais singulares da música contemporânea. Através de imagens de arquivo raras, entrevistas íntimas e uma montagem visualmente vibrante, “Pote de Ouro” transporta o público por uma vida marcada pela rebeldia, poesia, excessos e paixão pela música.
Desde os seus primeiros anos na Irlanda rural até ao caos criativo da cena punk londrina, o filme revela as múltiplas facetas de Shane MacGowan - o poeta maldito, o rebelde incansável, o ícone folk-punk que desafiou convenções e deixou uma marca indelével na cultura popular.
Realizado por Julien Temple, cineasta britânico reconhecido por captar o espírito da contracultura em obras como “The Filth and the Fury” (Sex Pistols) ou “Joe Strummer: The Future is Unwritten”, o documentário foi distinguido com o Prémio Especial do Júri no Festival de San Sebastián e exibido em festivais internacionais como o Festival de Cinema de São Francisco e o IndieLisboa.
Performance “Final Girl” chega a Santarém
A performance “Final Girl”, criada e encenada por Rui Paixão e interpretada a solo pela performer e bailarina Rina Marques vem até Santarém dia 31 de julho, às 22h00, na Casa do Brasil.
Este espetáculo de teatro físico, integrado na programação do Verão in. Santarém e apoiado pelas Bolsas de Criação INATEL – Imaginarius, propõe uma experiência intensa, poética e provocadora. Com uma linguagem muito própria, “Final Girl” cruza clown, teatro e dança, refletindo o lado ultra-expressionista de Rui Paixão.
Num solo no feminino, “fresco, intenso e ritmado”, a performance convida o público a descobrir a sua própria leitura de uma mensagem implícita.
Para esta criação, Rina Marques sai da sua zona de conforto e mergulha no universo físico e emocional de Rui Paixão - um desafio que envolve movimentos exigentes, expressões faciais marcantes e até o uso da voz cantada, numa entrega visceral e ousada.
In.Estátua em Tremês, Alcanhões e Pernes: Quando a rua se torna arte
As vilas de Alcanhões, Pernes e Tremês vão transformar-se numa verdadeira galeria de arte ao ar livre, com a magia das estátuas vivas a invadir o espaço público.
A primeira paragem do in. Estátua – Festival de Estátuas Vivas acontece em Tremês, no dia 1 de agosto. No Largo da Igreja, às 21h30, o público é convidado a viver uma experiência única de teatro imobilista, onde artistas fundem corpo, figurino e cenário numa performance que convida à contemplação e ao imaginário.
No dia 2 de agosto, às 21h30 é a vez da Praça Glauco de Oliveira (em frente à escola), em Alcanhões transformar-se numa galeria de arte ao ar livre com mais uma sessão do in. Estátua.
A iniciativa culmina no domingo, dia 3 de agosto em Pernes. A partir das 10h30, o Largo do Rossio recebe o espetáculo de artes de rua.
Banda Filarmónica de Gansaria & Tatanka ao vivo em Santarém
O Largo do Seminário, em Santarém, será palco de um concerto no dia 1 de agosto, às 21h45, que reúne a Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria e o reconhecido e carismático cantor Tatanka, vocalista da banda The Black Mamba.
Este espetáculo resulta da fusão entre o universo da música filarmónica tradicional e a sonoridade soul/blues contemporânea de Tatanka, num encontro musical ao ar livre que promete emocionar e surpreender o público.
Visita guiada explora a evolução urbana de Santarém para além das muralhas
No próximo dia 2 de agosto, pelas 9h30, realiza-se mais uma visita guiada gratuita com o tema “Santarém: fora de portas abrem-se novas portas”, com ponto de encontro no Coreto do Jardim da República, em Santarém.
A visita propõe uma reflexão sobre o espaço fora-de-vila e as suas transformações rumo à modernidade, explorando como Santarém evoluiu para além das suas muralhas históricas. O percurso conduz os participantes por locais emblemáticos que ilustram o crescimento da cidade e os seus desafios urbanísticos, culminando no Jardim da Liberdade.
Com a duração aproximada de 2 horas, a visita destina-se a todos os interessados em história, património e urbanismo, sendo dinamizada por um guia.
Inscrições em: turismo@cm-santarem.pt (nº máximo de participantes 50 pessoas)
Aconselha-se calçado confortável
Sessão de yoga aos sábados de manhã no Jardim Portas do Sol
Também no sábado, 2 de agosto, a partir das 11h00, tem lugar mais uma Aula de Yoga no relvado do Jardim Portas do Sol, em Santarém. A iniciativa é aberta a todos os interessados, independentemente da idade ou experiência na prática.
Estas sessões semanais de yoga, integradas na programação de Verão in.Santarém 2025 contam com a colaboração e coordenação da AMA – Associação Movimento Aberto e da FPY – Federação Portuguesa de Yoga, e visam promover o bem-estar físico e mental em harmonia com a natureza e o património histórico da cidade.
A participação é gratuita, sendo apenas recomendado o uso de roupa confortável e a utilização de tapete individual.
Santarém: Dança, música e tradições populares nas manhãs de sábado
O programa in. Tradição regressa às ruas do centro histórico de Santarém, com a atuação do Rancho Folclórico dos Paços Negros, no sábado, 2 de agosto, a partir das 11h00.
O desfile folclórico inicia-se no Largo do Seminário, percorrendo a Rua Capelo Ivens, Rua 1.º de Dezembro, Praça Velha e Rua Serpa Pinto, antes de regressar ao ponto de partida, no Largo do Seminário, para a apresentação final.
Integrado na programação do in. Santarém, o in. Tradição promove a dança, música e tradições populares da região, valorizando o património imaterial e a identidade local.
Esta iniciativa é dinamizada pela Fundação INATEL.
Animação de rua “Sinatra & Friends” com Paulo Patrício
No sábado, dia 2 de agosto, a partir das 11h00 as ruas do centro histórico de Santarém ganham vida com a atuação de Paulo Patrício, que leva à cidade o seu espetáculo de animação de rua “Sinatra & Friends”.
Manuel Antunes apresenta concerto intimista na Igreja de S. João do Alporão
Na final de tarde de sábado, dia 2 de agosto a partir das 18h00, a histórica Igreja de São João do Alporão, em Santarém, recebe o pianista e compositor Manuel Antunes para um concerto singular, onde a emoção e a introspeção se encontram com a expressão musical contemporânea.
Ao piano, Manuel Antunes apresenta um repertório de composições originais que cruzam influências do clássico contemporâneo, metal atmosférico e gótico sinfónico, reinventados para piano solo. Cada peça é acompanhada por uma breve introdução do autor, proporcionando ao público uma maior imersão e entendimento emocional das obras.
“Romaria” leva dança, tradição e comunidade à Praça Velha em Santarém
O espetáculo de dança “Romaria”, de Luís Moreira e Mara Nunes, com produção da companhia RÉPTIL – Artes Performativas, sobe ao palco da Praça Velha (Praça Visconde Serra do Pilar), em Santarém, no sábado, 2 de agosto, às 21h45.
Trata-se de um espetáculo de rua com a comunidade, que cruza tradições populares, dança contemporânea e expressões coletivas, reunindo memórias e saberes de diferentes grupos e associações culturais ligadas aos costumes locais e a vários territórios do país.
A partir dos conhecimentos partilhados por essas comunidades, “Romaria” propõe uma viagem poética e sensorial, onde passado e presente se entrelaçam, revelando paralelismos, permanências e transformações culturais.
Mais do que um espetáculo, “Romaria” é uma celebração da identidade coletiva, da escuta intergeracional e do corpo como veículo de património imaterial, promovendo o encontro entre tradição e criação artística contemporânea.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|