Foi apresentado, no dia 21 de Julho de 2025, o Estudo Prévio do Projeto de Reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra, numa reunião que decorreu nas instalações da Sociedade Euterpe Alhandrense.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lembrou que estava a ser cumprido o compromisso assumido na assinatura do Contrato de Adjudicação do Projeto de Reabilitação, em outubro de 2024, de divulgar o Estudo Prévio.
A proposta de intervenção, além de “respeitar a memória do edifício“, contempla, nomeadamente, maior capacidade do auditório, “acessibilidades e segurança, e condições logísticas associadas à realização dos espetáculos, que hoje em dia têm um conjunto de exigências que não tinham há 100 anos“.
“Este não é um projeto só da Câmara Municipal, deve ser discutido e enriquecido com os contributos de todos os interessados“, reforçou Fernando Paulo Ferreira, anunciando que o período de “recolha de contributos e opiniões decorre até final de Outubro“.
A par dos apoios financeiros, “estamos a trabalhar na perspetiva de encontrar os parceiros que possam associar-se na intervenção, na perspetiva da criação de um centro cultural da Área Metropolitana de Lisboa“.
A intervenção de reabilitação proposta no Estudo Prévio visa manter a imagem original do Teatro Salvador Marques, preservando apenas as paredes exteriores da fachada, que serão reforçadas de modo a garantir resistência adequada em caso de sismo. O edifício irá também ser dotado de condições que cumprem na íntegra a regulamentação da segurança contra riscos de incêndio.
A proposta apresenta um palco com as dimensões necessárias à realização dos mais variados espetáculos, a grande sala com dotação máxima estimada de 483 lugares (sentados ou em pé), condições acústicas e de climatização adequadas, e acessos (mobilidade reduzida). Terá ainda o Foyer, Salão nobre, camarins e áreas técnicas e instalações sanitárias, entre outros espaços.
O projeto inclui um terreno adjacente, já adquirido pela Câmara Municipal, onde se propõe a construção de um edifício novo, com Café Concerto, zona administrativa/espaço de co-working para artistas, Sala de Ensaio e Sala Multiusos, para organização de apresentações, conferências, etc.
Para a apresentação do Estudo Prévio foi convidada toda a Vereação e todos os Grupos de Teatro do Concelho, entre outras Entidades.
Estudo Prévio, Memória Descritiva e Recolha de Contributos aqui:
www.cm-vfxira.pt