PAN preocupado com pombos no Cartaxo
🕒 2024-04-19 00:00h
Membros da Distrital do PAN de Santarém reuniram com o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, a propósito de denúncias sobre o método utilizado no controlo da população de pombos na cidade.
Apesar de João Heitor ter garantido que a captura dos pombos e a sua posterior libertação noutros locais, com recurso a uma empresa externa, cumpre todos os requisitos legais e que se encontra devidamente aprovada pelas autoridades, o PAN apresentou como alternativa uma proposta de construção de uma rede de pombais contraceptivos, que faça efectivamente face à preocupação da autarquia relativamente à sobrepopulação de pombos na cidade do Cartaxo.
Na prática, este método consiste em incentivar as aves a nidificarem em locais específicos, proporcionando-lhes para o efeito abrigo, alimento e água. Uma vez aí estabelecidos, os pombos irão passar a maioria do seu tempo dentro da estrutura (pombal), estabelecendo aí os seus ninhos. Posteriormente, equipas responsáveis limpam e cuidam do espaço e retiram os ovos substituindo-os por outros – de gesso ou plástico –, prevenindo o nascimento de novos espécimes de forma descontrolada.
Segundo o PAN, este método representa uma vantagem a nível de custos, de logística, de enquadramento paisagístico e de higiene, uma vez que, concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves não mais irão mais procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentos para o fazerem, salvaguardando a preservação do património da cidade.
Em comunicado, o PAN Santarém assegura que “o autarca mostrou-se sensibilizado para a problemática e garantiu que iria tomar diligências para a criação de um projeto-piloto, que envolva o Município, as escolas e a sociedade civil”.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|