Novo aeroporto vai ser no Campo de Tiro da Força Aérea
🕒 2024-05-15 10:52h
O primeiro-ministro Luís Montenegro confirmou que o novo aeroporto de Lisboa será no Campo de Tiro da Força Aérea, na Freguesia de Samora Correia no município de Benavente, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente.
O governante anunciou, após a reunião do Conselho de Ministros, que a nova infraestrutura vai substituir, na íntegra, o Aeroporto Humberto Delgado e será denominada de Luís de Camões.
O governo considerou que a recomendação da Comissão Técnica Independente foi “imprescindível e a forma adequada para desbloquear o processo”.
Esta localização “garante margem de expansão física, acomodação de procura até praticamente o triplo da atual, a salvaguarda da manutenção e do crescimento possível do hub da TAP em Portugal, o fomento da capacidade intermodal de todo o nosso sistema de transportes”, disse Luís Montenegro.
Estima-se que o novo aeroporto tenha um custo aproximado de oito mil milhões de euros, sem recurso a verbas do Orçamento de Estado, e deve levar dez anos a ficar concluído. Até lá, vão ser feitos investimentos para que o atual Aeroporto Humberto Delgado aguente a pressão.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|