Projeto-piloto Ocup’Arte promove inclusão social e cultural
🕒 2025-03-24 08:00h
No contexto das suas competências no domínio da ação social e da promoção do bem-estar da comunidade, teve início, o projeto-piloto Ocup’arte, desenvolvido em parceria com a Rede Social concelhia.
A iniciativa inclui um conjunto diversificado de atividades que visam o bem-estar e a inclusão social. Entre as principais ações, destacam-se as oficinas artísticas, onde os participantes exploram a criatividade através da pintura, teatro e música, num ambiente de partilha; as oficinas do pensar, focadas na estimulação cognitiva, na memória e na atenção; e a terapia de grupo, um espaço de reforço emocional e construção de laços de apoio mútuo.
O projeto dirige-se a residentes no concelho da Chamusca que não integrem o mercado de trabalho, a formação profissional ou outras respostas ocupacionais.
A apresentação realizou-se no Dia Internacional da Felicidade, uma data simbólica que reforça a importância da inclusão e do bem-estar. Durante o evento, sublinhou-se o impacto deste tipo de iniciativas na comunidade, enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Dados nacionais indicam que cerca de 100 mil pessoas em Portugal vivem com doenças mentais muito graves e crónicas, com impacto na qualidade de vida e na inclusão social. As doenças de ansiedade e depressão continuam a ser as mais prevalentes, com taxas de 16,5% e 7,9%, respetivamente.
A implementação deste projeto resulta da articulação entre várias entidades locais e técnicos especializados na área social. O envolvimento da comunidade tem sido um fator essencial para a participação ativa e para o combate ao isolamento social.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|