Exposição “Por Cristo, com Cristo, em Cristo”
🕒 2025-04-27 13:10h
“Por Cristo, com Cristo, em Cristo – Diocese de Santarém: 50 anos de identidade e missão“
Biblioteca Municipal da Chamusca inaugura exposição sobre os 50 anos da Diocese de Santarém
A Biblioteca Municipal da Chamusca inaugurou no, dia 25 de abril, pelas 16h00, a exposição “Por Cristo, com Cristo, em Cristo – Diocese de Santarém: 50 anos de identidade e missão“, integrada nas comemorações jubilares dos 50 anos da criação da Diocese de Santarém. A cerimónia de inauguração contará com a presença do Bispo de Santarém, D. José Traquina.
Esta mostra temporária, promovida pelo Museu Diocesano de Santarém no encerramento das celebrações do seu próprio 10.º aniversário, visa dar a conhecer a matriz identitária deste território eclesiástico, a fé dos seus fiéis e comunidades, bem como as diversas dinâmicas pastorais que o animam, num exercício de comunhão, louvor e glorificação.
Organizada em sete núcleos temáticos, a exposição cruza texto, fotografia, iconografia e multimédia com peças artísticas, documentais e devocionais. A exposição já passou por outros concelhos e chega agora à Chamusca, onde permanece integrada no seu percurso itinerante por todos os municípios da Diocese. O último núcleo de cada edição é adaptado a cada localidade, representando as paróquias do respetivo concelho e promovendo o sentimento de pertença e de comunhão.
Entre os destaques desta exposição está a Bula Apostolicae Sedis Consuetudinem, documento original do Papa Paulo VI, datado de 16 de julho de 1975, que oficializou a criação da Diocese de Santarém.
A mostra celebra ainda os rostos da Diocese — os seus bispos, clero, consagrados e comunidades — sublinhando a dimensão espiritual, patrimonial e missionária desta Igreja Particular. O visitante será convidado a inscrever o seu nome, ou o daqueles que marcaram o seu percurso de fé, como símbolo da memória viva da Diocese.
Em 2026, após passar pelos concelhos de Cartaxo, Rio Maior, Alcanena, Chamusca, Entroncamento, Golegã, Salvaterra de Magos, Tomar, Alpiarça, Vila Nova da Barquinha, Almeirim e Torres Novas, a exposição jubilar regressará a Santarém para ser apresentada, pela última vez, de forma integral, com os seis núcleos fixos e os 13 núcleos correspondentes a cada concelho.
A exposição estará patente na Biblioteca Municipal da Chamusca até ao final de maio, com entrada livre.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|