ULS Médio Tejo contrata seis médicos de família
🕒 2025-08-14 10:00h
A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) contratou seis médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar no mais recente concurso nacional, reforçando as equipas dos cuidados de saúde primários nos concelhos de Abrantes, Tomar e Constância.
Das 22 vagas abertas para a ULS Médio Tejo nesta especialidade, seis foram preenchidas. Com estas colocações, cerca de 3.300 utentes do concelho de Abrantes vão passar a ter médico de família atribuído, reduzindo o número de utentes sem médico de família atribuído face ao início de 2025. As duas novas integraram a recém-criada Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Plátanos, em Alferrarede, e o polo de Tramagal da Unidade de Saúde Familiar (USF) Beira Tejo.
Em Tomar, três médicas especialistas reforçaram as equipas da USF Marmelais e da USF Templários (polos de São Pedro de Tomar e da Pedreira), substituindo os especialistas que deixaram de prestar serviço nestas unidades e permitindo, no caso de São Pedro de Tomar, retomar as consultas médicas presenciais que estavam a ser garantidas provisoriamente com recurso a Telemedicina.
No concelho de Constância, a médica colocada iniciará funções, previsivelmente, no início de 2026.
Na sequência deste reforço dos profissionais médicos, os cuidados de saúde primários de Mação foram reforçados com o projeto de telemedicina da ULS Médio Tejo. As teleconsultas estão a ser asseguradas todos os dias, garantindo maior cobertura assistencial à população.
Apesar de a região ainda contar com cerca de 55 mil utentes sem médico de família, o número manteve-se relativamente estável desde o início do ano, mesmo com as aposentações entretanto registadas.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|