A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) conclui hoje a primeira fase da empreitada de abertura e desassoreamento da Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra.
A obra, iniciada a 30 de maio, garante a ligação entre a lagoa e o mar através da abertura da barra de maré, com recurso a meios mecânicos terrestres, e o estabelecimento do canal com orientação noroeste-sudeste numa extensão de aproximadamente 560 metros.
Previamente à obra, o levantamento veio identificar a necessidade de escavar um volume adicional ao previsto no projeto de execução de cerca de 30.000m3, prorrogando os trabalhos de escavação por uns dias.
A intervenção envolve um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros e um prazo de execução de 100 dias, com financiamento atribuído ao abrigo do Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade - Sustentável 2030, e dando cumprimento à Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE).
Na DCAPE foram definidas as zonas a dragar, os volumes a movimentar, o destino final dos dragados, assim como os Planos de Monitorização a implementar e as medidas de minimização a adotar, reforçando-se a necessidade de abrir artificialmente a Lagoa, periodicamente com dragagens de manutenção, para evitar a sua eutrofização.
No outono serão retomados os trabalhos na Lagoa de Albufeira para garantir a renaturalização das áreas de depósito dos dragados.
A APA disponibiliza mais informação sobre a intervenção aqui.
apambiente.pt