Livro biográfico de António Alves Vieira lançado na Biblioteca
🕒 2025-08-28 12:00h
No próximo dia 14 de setembro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, terá lugar o lançamento do livro «António Alves-Vieira (1913-1985) - Até que a memória nos separe», de Rui Alves Vieira (Cordel d’Prata).
Rui Alves Vieira é natural de Torres Novas, onde passou a sua infância e adolescência. Viveu e estudou nos Estados Unidos, onde se licenciou em geologia em 1980. Na década de 80 viveu e trabalhou na Brasil e na Bolívia para empresas de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos. De regresso a Portugal foi subdiretor-geral do Ministério da Indústria e Energia, foi Professor convidado da Universidade de Aveiro e trabalhou para empresas concessionárias de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos em Portugal. Presentemente é deputado municipal na Assembleia Municipal de Torres Novas.
Este livro de histórias com História segue o rasto da vida de António Alves Vieira (1913–1985) e da influência que as suas ações tiveram na comunidade. Foi médico de apurado diagnóstico, vereador e presidente de câmara. Durante 50 anos, foi protagonista da história, devido à sua eterna disponibilidade para atender a quem dele necessitava, pela sua personalidade ecuménica e de envolvimento ao associativismo e ao desporto e pela sua dedicação ao próximo. O enquadramento da história local é acompanhado por múltiplas referências a vários momentos transformadores da história nacional, europeia e mundial, lançando pistas que irão contribuir para uma descoberta mais alargada deste período da história.
Torres Novas sempre viu no Dr. Alves Vieira um representante do pulsar das esperanças e da vida da sua terra natal. E esta é a memória que a leitura deste livro irá ajudar a preservar, retratando a vida de António Alves Vieira (1913–1985), médico, presidente de câmara e líder comunitário, que marcou a história de Torres Novas no século XX. Inserida nos seus contextos históricos, a obra preserva a memória de um homem comprometido com o bem-estar e o progresso da sua terra natal.
O livro será apresentado por Conceição Zagalo.
Conceição Zagalo nasceu em Riachos, Torres Novas no dia 13 de outubro de 1962. Ao longo de quase 40 anos desenvolveu a sua atividade profissional na IBM onde alcançou cargos cimeiros na gestão da empresa.
Imbuída de um forte espírito social, dedica os seus dias à gestão associativa, a atividades docentes, à consultoria em organizações do terceiro setor, às causas sociais, aos temas de género, ao empreendedorismo social, à família e aos seus quatro netos.
No âmbito das suas múltiplas responsabilidades, tem desempenhado um papel de destaque na promoção da Responsabilidade Social Corporativa, do voluntariado executivo, da liderança feminina e do desenvolvimento da liderança juvenil em Portugal e, nesses contextos, tem também realizado diversas missões de cooperação no Vietname, em Moçambique, em 6 ilhas do arquipélago de Cabo Verde, em São Tomé e Príncipe e em Timor.
Foi Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa e recebeu diversas distinções ao longo da sua vida, como os Prémios Carreira atribuídos pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa e, mais recentemente, pela Revista Human Resources e pela Revista Exame. Foi Vencedora na Women 3.0 Awards 2023 na Categoria Mulher da Década e foi também distinguida pela Amnistia Internacional, juntamente com outras vinte e cinco mulheres em todo o mundo, pela sua especial dedicação às causas sociais. Conceição Zagalo assume-se como entusiasta pelas pessoas e pela vida.
PUB
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|